O informe anual do fundo imobiliário Vinci Shopping Centers FII (VISC11), referente a dezembro de 2024, destaca que o fundo é destinado a investidores em geral e possui prazo de duração indeterminado. O administrador do fundo é a BRL Trust DTVM S.A. e o gestor é a Vinci Real Estate Gestora de Recursos Ltda. No período, o fundo realizou diversos investimentos em FIIs e em shoppings centers como Carioca Shopping, Plaza Sul, Shop Bangú, Shop Natal e outros, visando a obtenção de renda através da exploração comercial e eventual comercialização dos imóveis.
Em 2024, o fundo obteve um lucro contábil de R$ 190.591.344,09. O administrador comentou que, apesar de um início de ano otimista no mercado, o segundo semestre foi marcado por incertezas fiscais e discussões sobre a reforma tributária, resultando em uma performance mais fraca do IFIX. Contudo, o segmento de shoppings apresentou um desempenho positivo, com crescimento de NOI e vendas acima da inflação. Para 2025, o cenário econômico é previsto como desafiador, mas o fundo planeja manter o crescimento de seus resultados, impulsionado pelo repasse de inflação e melhorias no desempenho de vendas dos shoppings.
O relatório também apresenta o valor contábil dos ativos imobiliários do FII e seus respectivos percentuais de valorização/desvalorização no período. A remuneração do administrador é uma taxa anual sobre o valor de mercado do fundo, seguindo uma tabela regressiva, além de um valor mínimo mensal e adicional. O informe detalha ainda a política de divulgação de informações e a política de negociação de cotas do fundo, bem como informações sobre assembleias gerais e o diretor responsável pelo FII. A distribuição de cotistas mostra que a maioria é composta por pessoas físicas, com um percentual significativo de cotas detidas.